PASTORAL VOCACIONAL

Promoção Vocacional

         Há pouco mais de 120 anos chegaram ao Brasil os Missionários do Verbo Divino, nossa missão é fazer da Vida Cristo nossa Vida, e de sua Missão nossa missão. “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; convertei-vos e acreditai no Evangelho”. Eis a síntese da pregação de Jesus: é o início de um tempo novo em que é possível fazer reinar Deus na vida de todas as pessoas. Para que isto suceda, é preciso converter-se, voltar a Deus, e depois acreditar na boa notícia que é a presença e a palavra do próprio Jesus. Em apenas um versículo se diz esta novidade, e todavia é o início de um tempo e um convite que ecoa até hoje: é possível que Deus reine em mim, em ti, em nós, e assim acontece a vinda do Reino de Deus.

          Respondendo a esse chamado Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz e muitos outros homens de várias nacionalidades tem respondido a Cristo, o Verbo Divino. Somos uma Congregação Missionária no coração do mundo e da Igreja, anunciando e testemunhando o Reino de Deus. Como padres e irmãos unidos pelos votos de Pobreza Evangélica, Castidade e Obediência estamos em mais de 80 países nos cinco Continentes e em muitas frentes de missão: paroquias, hospitais, escolas, formação bíblica, nos meios de comunicação, 

 na animação missionária, junto aos pobres e excluídos, na defesa da vida e da natureza, na luta pela Justiça e paz. Onde o Evangelho ainda não foi anunciado ou foi de maneira insuficiente ai somos enviados.

          Nossa formação acontece em cinco etapas: Aspirantado: um ano para conhecer mais profundamente nosso ser, e os princípios da vida em fraternidade. Postulantado: três anos de estudos acadêmicos de filosofia para aprofundar a existência e as forças que agem no mundo, para respondermos com seriedade, maturidade e firmeza nossa vocação. Essa duas etapas se fazem em Belo Horizonte.

          Noviciado: um ano pra crescer na intimidade com Jesus e sua Palavra. Através da oração, do silêncio, da vida em comunidade, para aprofundar-se na espiritualidade da Congregação e seus documentos, para seguir Jesus, o Verbo Divino. Juniorato: tempo do estudo da Teologia para quem seguirá como clérigo e formação especifica para quem seguirá como Irmão, são quatro anos de estudos, de vivência comunitária, oração e ação pastoral. No meio desse processo se realiza o PFT que é uma experiência missionaria em uma outro país que pode durar de dois a três anos. Essas duas etapas acontecem em são Paulo.

          Assim, o processo de formação inicial de um Missionário do Verbo Divino no Brasil é de onze a doze anos. É assim que se inicia uma relação entre cada um de nós e Ele, o Verbo Divino, presença invisível mas viva, presença que não fala de maneira sonora, mas atrai, encanta e sustenta…Escuta-se o Chamado, abandona-se as redes, isto é, a profissão, deixa-se o pai e a barca, ou seja, a família, e assim, no despojamento, segue-se Jesus. Atenção, porém: a vocação missionária é uma aventura repleta de grandeza, mas também de miséria. Para compreendê-la, é suficiente seguir nos Evangelhos a vida dos primeiros quatro chamados. Ela é cheia de desafios, mas repleta da Graça de Deus e de seu amor. Venha e faça experiência vocacional conosco! Faça parte dessa família Missionaria Verbita!

Pe. Jaime Gato, SVD- Promotor vocacional-

(93) 991799135