PASTORAL VOCACIONAL

INÍCIO DO PROPEDÊUTICO, VISITA DE D. ESMERALDO E ENCONTRO VOCACIONAL 2011

No dia 10 de Maio de 2011 iniciamos o curso de formação propedêutico com celebração Eucarística presidida pelo nosso Vice Regional Pe. Jose Cortes na casa de Formação, em Santarenzinho. Este ano entraram dois propedêuticos. Paulo Ricardo da Silva Maciel de Alenquer e Rodrigo Lopes Matos de Oriximiná.

Diácono Rivanildo iniciou seu primeiro passo de discernimento vocacional aqui na casa de formação Chico Mendes no ano 1997.

O objetivo da toda a formação SVD é crescer na união com o Verbo do Pai e, pela força do Espírito Santo, estabelecer laços de fraternidade dentro da multicultural e internacional comunidade religiosa e missionária da qual fazemos parte e dentro da comunidade eclesial local. É tarefa para toda a vida e dizem as constituições, incumbe a cada um e a cada comunidade. De fato ser missionário do verbo divino, implica uma espiritualidade própria e atitudes de abertura e dialogo que precisam ser cultivadas na formação inicial e na permanente. A formação é um processo permanente que não termina no momento da profissão perpétua, mas abrange todas as fases da vida, com diversidade de formas e métodos para cada etapa. É importante a primeira fase da formação. Esta etapa tem que sensibilizar o estudante para a realidade indispensável da formação permanente, que se traduz no hábito de se informar diariamente, da leitura, do estudo, atualização, aprendizagem, amadurecimento, de converter-se e adaptar-se agilmente a novas situações.

Propedêutico é uma etapa da formação que deve ser centrada na pessoa, mais que nas estruturas, permitindo o desenvolvimento dos dons, bem como a originalidade de cada um. Inicia uma solida formação humano-religiosa e introduz os candidatos á vida de oração pessoal e comunitária e a abertura às propostas da SVD, com uma definição clara de quem somos, o que queremos e qual o nosso papel no processo de evangelização. Além disso, fortalece a inserção na vida da Igreja, do povo e em sua cultura. Deve criar sensibilidade para os problemas sociais e desenvolver o senso crítico e criativo.

Pe. Henrique Mendonça SVD

FOTO: VISITA DE D. ESMERALDO À CASA DE FORMAÇÃO

FOTOS: ENCONTRO VOCACIONAL 2011

DIA DE LAZER: ARAMANAÍ