Arquivo mensais:dezembro 2025

VERBITAS NA PARÓQUIA DE CURUÁ

A História do Município de Curuá

           A história do município de Curuá, inicia-se com a fundação da Missão Baré, em 1694 pelos Padres Franciscanos Capuchos da Piedade, mais tarde transferidos para a aldeia Surubim, em Alenquer sendo o lugar denominado Arcozellos por Mendonça Furtado. O restante da população foi transferido para a aldeia Pauxis, em Óbidos que estava em decadência. Por volta de 1848, inicia-se a segunda povoação através do Ten. Raimundo Simões, que fixou residência para a exploração do látex Balata. Em 23 de Março de 1900, foi criada a Vila Curuá, sendo o projeto elaborado pelo Senador Fulgêncio Simões, ocorrendo sua instalação no dia 15 de Agosto de 1900 presidida pelo Intendente de Alenquer Ten. Coronel. Josino Cardoso Monteiro. Em 17 de Janeiro de 1993, foi criada a comissão de Pró-Emancipação de Curuá, presidia pelo Sr. José Vieira de Castro. Em 03 de Dezembro de 1995, ocorreu o plebiscito que emancipou definitivamente a Vila, passando então a ser chamado de município do Curuá.

              Atualmente o município possui aproximadamente 14.834 habitantes, segundo dados do IBGE. Curuá faz fronteira com Alenquer e Óbidos. A economia do município gira em torno do trabalho informal, comércio local, do funcionalismo público, da pecuária e da pesca para exportação para as geleiras de Santarém e de Manaus. Curuá está também na rota do turismo do oeste do Estado, devido ao evento conhecido como Raid Curuá-Alenquer-Curuá, que acontece no mês de outubro ou novembro. Trata-se de um passeio de moto pelas trilhas, marcadas pela lama, entre estas duas cidades. Neste evento de três dias todas as acomodações das duas cidades ficam lotadas com visitantes das cidades vizinhas, de Manaus e até de países vizinhos.

Igreja Matriz de Curuá

Verbitas em Curuá

A HISTÓRIA DA PAROQUIA SÃO RAIMUNDO NONATO

          De 1900 a 2001 a Vila Curuá pertenceu a paróquia Santo Antônio de Alenquer como região pastoral. O sonho acalentado há várias décadas pelos fiéis da Região Pastoral, tornou-se uma realidade na noite de 13 de Novembro de 2001, por ocasião da reunião do Conselho de pastoral, da então, Prelazia de Óbidos. A Região Pastoral do Rio Curuá, foi elevada à categoria de Paróquia, sendo a matriz dedicada à São Raimundo Nonato. A paroquia foi atendida desde então pelos padres diocesanos. Os missionários do Verbo Divino assumiram em 06 de Junho de 2021. Sendo eles inicialmente: Pe. José Mapang, Pe. Aparecido Luiz de Souza e Ir. George Kindo. Com a saída do Pe. Mapang, juntou-se à equipe verbita, o Pe. Pius Norfiansyah.

       Pastoralmente a paroquia é organizada por nove áreas que recebem o nome de catequistas, lideranças e freis que atenderam a paroquia quando ela ainda era a Área Pastoral. São 54 comunidades situadas na terra firme e na várzea. Somente na terra firme são 20 comunidades. O restante, 34 comunidades, ficam na terra firme, no verão e na várzea no inverno. Destas tem 08 comunidades que ficam nos bairros da cidade. Os trabalhos pastorais consistem em formações, reuniões do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), tríduos e visitas com missas, cultos e realização dos sacramentos. Faz parte da pastoral paroquial: a Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica, Pastoral da Criança, Pastoral Social e Pastoral da Catequese. Há a presença dos movimentos, grupos e serviços: IAM, Sagrado Coração de Jesus, Mãe Rainha, Terço dos Homens, terço das mulheres, terço das famílias. Há, na paroquia, a presença das irmãs religiosas Franciscanas Filhas do Sagrado Coração de Jesus e de Maria. Estas colaboram nas pastorais, nas celebrações e no Projeto da diocese: Força das Mulheres e das Crianças da Amazônia.

     Os principais desafios do trabalho administrativo são: construções e a estrutura e manutenção dos prédios. Os desafios pastorais referem-se às distancias das comunidades e a realizada do rio: ora cheia demais, ora seca demasiada.

         Já o momento de maior animação, concentração dos fiéis, união, doação e espiritualidade acontece por ocasião da realização da festividade do padroeiro São Raimundo Nonato. Esta festa acontece em Agosto do terceiro domingo até o dia 31, dia do santo. Normalmente são 15 dias de festa. O primeiro dia, dia do círio, tem na programação: missa às 5h da manhã e uma procissão de 7 quilômetros à Pe. Durante a festividade, há celebração de missas todas as noites, círio das crianças, círio da juventude, missa para os idosos e enfermos e a grande procissão com os cavalos, conhecida como vaqueirama. Temos ainda como fonte de renda o leilão de vales e o “bingão”.

          Formamos distrito com Alenquer qual é o distrito São José Freinademetz.

     Aos poucos vamos dando a conhecer a história e a espiritualidade missionária da SVD. Temos convidados ao longo destes quatro anos, vários leigos e leigas para os encontros de Setembro, com o sonho de formar o grupo AVA aqui também.

“Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de toda a humanidade”.

Escrito por: Pe. Luiz Aparecido, SVD