Pular para o conteúdo

Com o objetivo de incentivar e impulsionar os leigos na missão junto com os Missionários Verbitas, a Subzona Brasil, realizou um grande congresso na cidade de Santa Isabel no estado do Espírito Santo. O Congresso aconteceu de 8 a 12 de julho de 2019. “Verbitas e leigos comprometidos na missão” era o tema principal do congresso que teve a participação de 235 pessoas. Entre eles 119 leigos e leigas. Depois da abertura do congresso, foram abordadas várias temáticas a serem tratadas nos primeiros dois dias. No início fizeram memória dos congressos anteriores, depois houve a fala do Superior Geral, do coordenador Zonal, Ressonância, assessoria de um leigo sobre a análise de conjuntura, partilha das irmãs SSpS, partilha sobre a VIVAT Brasil etc. No segundo dia dividiram em grupos de Animação Missionária, Animação Vocacional, Leigos e Leigas Associados, Bíblia,

Comunicação, JUPIC e Espiritualidade para as oficinas e outras atividades. Antes de encerrar o congresso foram feitas cartas de intenções, avaliação e, por fim, conclusão do congresso. Finalmente, os grupos das oficinas saíram para paróquias verbitas onde participaram da Santa Missa finalizando o congresso.

Os seguintes destaques do Congresso de Santa Isabel:

  • Maior número de leigos e leigas participando no congresso.
  • Presença do superior geral, Conselho geral e Coordenador da Zona.
  • Assessoria do leigo João Guilherme Porto, sobre ‘Análise de conjuntura’.

Conclusão: Esse congresso demonstra que os leigos estão sendo cada vez mais protagonistas na missão Verbita e, os missionários verbitas estão sendo cada vez mais incentivadores dos leigos na missão.