ENCONTRO DA ECOLOGIA INTEGRAL DA JUPIC BRA

Encontro JUPIC

“Como profetas e profetizas de Deus, somos chamados a unir em defesa da justiça social à salvaguarda da criação, que é um presente de Deus para toda humanidade. Por isso, a Igreja junto com todos os homens e mulheres de boa vontade e como parte de sua opção fundamental, tem a missão de cuidar do planeta como sua casa comum” (Doc. Manaus 1997). O Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JUPIC) BRA promoveu o encontro de formação para confrades SVD e os leigos das paróquias verbitas, no total de 33 participantes. Esta é a formação do primeiro semestre de 2022, cujo tema geral “Ecologia Integral”.

Estavam presentes nesta formação os confrades e leigos de nove paróquias da região Amazônica, incluindo os indígenas. O encontro foi realizado em Santarém, no período de 08 a 10 de abril 2022. A irmã Marlene, da Congregação Franciscana Angelinas, assessora do encontro, nos ajudou a mergulhar no assunto. Ao longo do encontro, os participantes foram enriquecidos com várias reflexões sobre antropologia cristã. Ela enfatiza que somos cidadãos de dois mundos: NECESSIDADES E VALORES.  Ainda aponta para duas formas de avaliar a realidade e a importância de compreender duas fontes energéticas em nós que são NECESSIDADES e VALORES. Além da antropologia cristã, durante esses três dias, fomos enriquecidos com a questão da IDENTIDADE CRISTÃ, Encíclicas do PAPA FRANCISCO “QUERIDA AMAZÔNIA”, VOCAÇÃO E MISSÃO DOS LEIGOS. Ao final da formação, todos os participantes foram desafiados a colocar na prática a ecologia integral com algumas propostas para trabalhar nas comunidades, principalmente no cuidado com a casa comum.

Como nós estamos na Amazônia, a questão ambiental deve ser sempre o centro da nossa atenção. O nosso projeto de ecologia integral da Plataforma Laudato Si com atividades desenvolvidas nos próximos 4 anos deve ser assumido com mais comprometimento.Todos os participantes aceitaram e sentiram a necessidades de avançar mais nas formações da ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação) e da JUSTIÇA RESTAURATIVA. Os integrantes do encontro foram convocados a se aproximar e trabalhar junto com entidades sociais confiáveis que atuam no campo ecológico e social para alcançar estes objetivos.

Maria Oneide e Pe. Adventinus Nandus, svd