Pular para o conteúdo

XIX Assembleia dos irmãos Subzona-Brasil

A assembleia Subzonal dos irmãos Verbitas aconteceu vitualmente, nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2021 pela manhã. Aproximadamente vinte irmãos incluindo alguns padres participaram no encontro. Todos os dias a assembleia começava às 9 horas com oração e encerrava ao meio dia. No primeiro dia os provinciais e regional do Brasil-Subzonal fizeram presença na assembleia. Depois da oração na abertura Pe. João Batista agradeceu pelos trabalhos dos irmãos e desejou uma boa assembleia. Pe. Leonardo Gade, Regional da BRA também manifestou suas palavras de agradecimento e disse que os irmãos estão contribuindo com muitas coisas na região. Então, o Irmão Nelson fez uma breve retrospectiva do encontro dos irmãos que aconteceu, em 2019, em Suzano, São Paulo.  Depois da retrospectiva, o encontro continuou com partilha da vida dos irmãos. O momento foi bem proveitoso para conhecer um ao outro, apesar das distâncias e contratempos.

XIX Assembleia dos irmãos Subzona-Brasil Imagem: Capturas de tela

           O segundo dia começou com a oração guiados pelos irmãos de BRN; refletimos sobre a oração ‘Pai Nosso’ e ser misericordioso. Em seguida, começou o estudo da “Fratelli tutti e relações” com a assessoria das irmãs Servas do Espírito Santo, Ir. Stella Maris Martins e Juliana. As irmãs trouxeram reflexões sobre relações interpessoais e autoconhecimento com as perguntas: Quem sou eu? Onde estou? Para onde estou indo? Durante a palestra surgiu diversos questionamentos e esclarecimento para que a dinâmica do encontro pudesse fluir bem. Padre Ademar, o formador do propedêutico colaborou nas reflexões e esclarecimentos do estudo. Os irmãos Olavo, Paulinho e Alfonso também questionaram e colaboraram na reflexão. O estudo ajudou a refletir nossa existência e dever nos lugares das missões. O segundo dia encerrou com uma oração e agradecimento às irmãs.

            Os assuntos para terceiro dia foram Programa de Formação PFT, Especialização e Estudo, Pastoral Vocacional, Boletim dos irmãos, Coordenadores–Subzona- Província, Formadores e eleição da nova coordenação Subzonal dos irmãos para o próximo triênio. Depois da oração inicial, Pe. Ademar relatou a situação dos formandos coléricos e irmãos. Ele também sugeriu para alterar algumas coisas na formação especialmente para os formandos dos irmãos. Demonstrou suas preocupações sobre vocação religiosa no Brasil. Depois dos assuntos da formação, os irmãos elegeram coordenadores para Subzona Brasil. Irmão Jairo Godinho foi eleito como primeiro coordenador e Irmão George Kindo como o vice, Irmão Olavo como secretário. Deixaram programado para próximo XX encontro dos irmãos, o dia 4 de abril de 2023, em Curitiba. Os irmãos que participaram, demonstraram alegria e satisfação. Alguns disseram que essa assembleia foi uma das melhores assembleias já realizada.

Texto: Ir.Blasius Kindo, SVD