Arquivo da categoria: Justiça e Paz

Curso de homeopatia para os grupos de agroecologia e Pastoral da Saúde nas Paróquias Verbitas

Aconteceu de 5 a 26 de novembro de 2022 mais uma etapa de estudo e troca de conhecimento sobre homeopatia popular nas Paróquias Verbitas da região do Baixo amazonas e Transamazônica. Coordenado pela Ir. Marialva, Missionária Serva do Espírito Santo e do Projeto Beth Bruno e Pe. José Boeing, Pe. Lalo, Veraci, Adma e Luciene Santos da Diretoria da Associação de Defesa dos Direitos Humanos e Meio Ambiente na Amazônia – ADHMA. O assessor foi o João Carlos, agricultor da agroecologia e homeopatia de Rondônia.

Todos os grupos receberam a mesma formação, tendo em cada lugar algo muito específico, conforme a realidade e a necessidade de aprofundamento. Dias 5 e  6 de novembro, foi com o Grupo de Santarém e Eixo Forte participaram 27 pessoas, representando o Instituo Orgânico de Santarém, Associação das Mulheres – AMTR, Associação das Mulheres de Belterra – AMABELA, Técnico da  EMATER. De 8 a 13 aconteceu em Trairão com boa participação da Rede Agroecológica da BR-163 com sede e Pastoral da Saúde em Trairão. Nessa ocasião coordenada JUPIC, CPT e a Fase aconteceu o Seminário de Agroecologia e dia 13, domingo distribuíram 300 cestas básicas compradas dos próprios agricultores familiares. De 14 a 20 o encontro aconteceu com os agricultores/as e grupo da Pastoral da saúde e homeopatia de Placas. Dia 22 foi o encontro com o GCEM e pastoral da Saúde na Conquista, Santarém. De 23 a 26 foi o encontro na Área Pastoral Santa Clara de Monte Alegre.

Assim, podemos ver nas fotos e relatório o grande avanço do trabalho. Essa formação também teve a participação de agricultoras de Alenquer, Arapixuna e Arapiuns. Chegamos a conclusão de que precisamos de recursos humanos e financeiros para salvar a Amazônia com seus povos tradicionais e seus territórios. Projeto de preservação com a floresta em pé com produção de agricultura orgânica e agroecologia, utilizando os conhecimentos da homeopatia.  Dessa maneira, estamos contribuindo para garantir a segurança alimentar e nutricional para a população, inclusive com a venda dos produtos agrícolas para a merenda escolar.

Gratidão a todos da equipe da JUPIC, Pastoral da Saúde e Projeto Beth Bruno, que teve a coordenação da Ir. Marialva de Oliveira, sendo o recurso financeiro do Projeto de Agroecologia apoiado pelo Fundo Dema. Nossa gratidão a Sabedoria do João Carlos, agricultor homeopata popular de Rondônia que foi enviado pela família e sua comunidade cristã para essa missão conosco. Com certeza estamos no caminho que o Papa Francisco nos pede para por em prática LAUDATO SI para o BEM VIVER de todos na CASA COMUM.

Pe. José Boeing, svd

VIVAT/JUPIC/REPAM

Pe. José Boeing participa no Encontro Nacional de Proteção dos Defensores e lideranças ameaçadas na Amazonia.

Encontro Nacional de Gestores e Equipes Técnicas do PPDDH-Programa de Proteção Aos Defensores de Direitos Humanos e Ambientalistas.

Fortaleza de 22 a 25 de novembro de 2022.

Coordenação Geral de Proteção á Testemunha, Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas, Secretária Nacional de Proteção Geral, Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude, ministério da Mulher, Da Família e dos Direitos Humanos.

O Objetivo do Encontro

  1. Aprimorar o Programa embromação aiscPovis originários ecComunudades Tradicionais
  2. Atualizar o Manual do PPDDH

FORAM FIRMADOS 6 grupos de Trabalho sobre a política Nacional de Proteção.

Tem aproximadamente 150 participantes de Defensores ameaçados e entidades de Direitos Humanos nos Estados.

A REPAM foi convidada a representar a Rede no Encontro com o Pe. José Boeing que falou no evento sobre a Campanha A Vida por um fio.

A importância da REPAM participar porque está na coordenação da Campanha A Vida por um fio e acompanha nos nucleosvda REPAM nos territórios das Dioceses da Amazônia. Tambemvde fortalecerá REDE POPULAR DOS DEFENSORES/AS das Comunidades e lideranças ameaçadas.

Também a importância de ajudar a Vida e Juventude que coordena a EQUIPE FEDERAL do PPDDH a implementar a proteção. E lutar pra ter uma incidência nas Políticas Públicas que é nossa luta de todos na REPAM.

Está sendo muito bom pra conhecer todas as equipes do PPDDH que trabalha nos Estados e os defensores ameaçados e unir força da REPAM, CPT, CIMI e outros pastorais