Pular para o conteúdo

Encontro da Subzona Verbita – Brasil

Depois de dois anos, a coordenação das dimensões (Bíblia, JUPIC, Comunicação e Animação Missionária) e áreas de trabalho missionário (Espiritualidade, Formação e da Subzona-Brasil) se reuniu em Suzano, São Paulo nos dias três a cinco de maio de 2022. O objetivo do encontro era avaliar as atividades missionárias do triênio, e trazer propostas para próximo triênio. O total de 22 participantes fizeram presença no encontro.

Encontro da Subzona - Verbita -Brasil 2022

            O encontro iniciou depois do almoço, com uma oração e apresentação dos participantes. Em seguida, o grupo fez Análise de conjuntura refletindo sobre a situação política, econômica, eclesial e ambiental do Brasil. O vereador Antônio Kalunga, de São Paulo, auxiliou a usar ferramenta e refletir o assunto. Ele usou o aplicativo mentimeter da internet, para responderem a quinze perguntas. Posteriormente, houve uma celebração eucarística.

A frase “Ficai conosco Senhor” era a palavra chave para reflexão do segundo dia na oração, conduzida pelos coordenadores da dimensão Animação Missionária. Depois da oração Pe. José Boeing, coordenador da Subzona Brasil, relatou uma retrospectiva da Subzona Brasil. Logo após, foi pedido que os coordenadores apresentassem uma avaliação do trabalho (atividades) e proposta para próximo triênio. A pergunta para o grupo era: Como sua dimensão pensa em um plano de ação conjunta? Os participantes dividiram-se em cinco grupos para responderem as perguntas e apresentar pela tarde. O dia encerrou com oração eucarística e refeição.

Coordenadores das dimensões - Subzona Brasil

Com a responsabilidade dos coordenadores da comunicação o terceiro dia iniciou com oração Eucarística. Em seguida, Pe. José Boeing apresentou os planos de ação do Vivat Internacional. Segs. Igreja e mineração; Cultura da paz (desarmamento); Autoproteção dos povos e seus territórios; Mulheres e as relações do gênero; Combate ao agronegócio/agrotóxico; Economia solidária (erradicação da pobreza).

Finalmente, o grupo foi pedido para responder as seguintes perguntas em vista de planejar melhor o trabalho. As ações a partir das dimensões integradas que devemos fazer na província e na região; as ações para assumir a nível de subzona; Plano de ação da Laudato Si. Apoio a Vivat Internacional; Sugestão para redimensionamento; Formação dos leigos e sugestão de data para o próximo encontro. Os coordenadores planejaram a celebração de 150 do Verbo Divino no mundo e 130 anos no Brasil.

O encontro encerrou com avisos, agradecimentos e oração final. A noite houve confraternização entre os verbitas.