FESTIVIDADE DE JESUS BOM PASTOR: “SOMOS UM SÓ REBANHO”

A comunidade festejou no período de 13 a 21 de abril de 2024, o seu padroeiro Jesus Bom Pastor, na Paróquia Nª. Srª do Rosário- Bairro Santarenzinho. O Nosso Padroeiro local, “Jesus Bom Pastor”, nos chama a ser seu rebanho a cada dia. Pois, Jesus se apresenta como aquele que mais do que ninguém, está pronto a nos acolher, a nos revigorar. Mais ainda: a dar a vida em favor de cada um de nós. Nestes nove dias de festividade, refletimos neste período sobre a fraternidade, amor e amizade social, momento propício, pois este ano, a comunidade em novembro completará 30 anos de caminhada de evangelização, neste proposito pensamos em uma festa onde pudéssemos refletir na vivência desta caminhada. O Pároco Pé. João Wayan, refletiu sobre o tema, e diz:

        “Para conseguir reconstruir o Reino de Deus, precisamos observar o nosso relacionamento com nosso próximo, por isso nessa festividade, celebramos e refletimos juntos o tema, “Em Jesus Bom Pastor, somos todos irmãos.” Esse tema tem relação com tema da Campanha da Fraternidade este ano de 2024,” Fraternidade e Amizade Social. “É um desafio muito grande porque nosso mundo está ferido. Ele está ferido por causa o diálogo é cada vez mais raro e escasso, as famílias se dividiram por causa de razões ideológicas diferente, intolerância religiosa, discurso de ódio, etc. Essa doença nos leva à vida de individualismo e tratamos nosso irmão como inimigo.” (Pé. Yohanes I Wayan Purnawan – SVD)

A Festividade foi um momento de despertar o valor da fraternidade em cada um de nós comunitário, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja e continue sendo realidade entre todas as pessoas em nossa comunidade.

O CÍRIO DE JESUS BOM PASTOR

O Círio de Jesus Bom Pastor foi um momento mais aguardado pela comunidade, pois, este ano foi o primeiro Círio com a Imagem Oficial de Jesus Bom Pastor. Onde a transladação da imagem aconteceu no dia 13 (sábado) para a comunidade de São José, e no dia seguinte, dia 14 (domingo) às 18h:30 min, o círio saiu da igreja de São José percorrendo algumas ruas do bairro  até chegar a igreja de Bom Pastor , as 19h:00min.

A emoção da procissão dos fieis pelas ruas, podemos notar as expressões de devoção e fé do povo. O percurso contou com reflexão do tema da festividade, da leitura da palavra (João 10) que narra a passagem de Jesus como nosso Pastor. Aproximadamente 250 católicos participaram do círio. O Círio celebrou a união entre as comunidades da Paróquia, e na chegada Santa Missa sobre responsabilidade da Com. N. Sra. do Amparo.

A festividade nos proporcionou uma riquíssima programação religiosa e social. Onde todas as noites ocorreu celebração eucarísticas, com participação de comunidade e paróquias convidas, como: Com: Sant`Ana (Paróquia Cristo Libertador); Com. Menino Jesus (Paróquia Perpetuo Socorro); Paróquia São Mateus; Paróquia Nossa Senhora do Rosário, e participação do Projeto Esperança e Vida na Amazônia (PEVA) e Amigos do Verbo na Amazônia (AVA) . Já a parte Cultural-Social teve apresentação de Show católico e outras atrações.

Queremos agradecer a Deus por nos oportunizar de mais um ano festejar Jesus o Bom Pastor, e agradecer a todos que estiveram conosco nesta grande celebração de fé, amor, devoção e fraternidade.

Que Jesus Bom Pastor, abençoe a todos, e Viva Deus Uno e Trino no coração de todas as pessoas!

Repórter -Romário Castro Tapajós

Coord. Liturgia Paroquial