REFLEXÃO DOMINICAL: X DOMINGO DO TEMPO COMUM

Caríssimos irmãos – irmãs. Viva Deus uno e trino em nossos corações.
A liturgia deste 10⁰ domingo do tempo comum repete, com certa insistência, que Deus prefere a misericórdia ao sacrifício. A expressão deve ser entendida no sentido de que, para Deus, o essencial não está nos atos externos de culto ou as declarações de boas intenções, mas sim numa atitude de adesão verdadeira e coerente ao seu chamado, à sua proposta de salvação.

Na primeira leitura (Os 6,3-6), o profeta Oseias põe em causa a sinceridade de uma comunidade que procura controlar e manipular Deus, mas não está verdadeiramente interessada em aderir, com um coração sincero e verdadeiro, a aliança. Falta um arrependimento sincero. O profeta tem dúvidas da conversão do povo, porque os atos externos de culto não significam nada, se não houver amor a Deus e o amor ao próximo, que é a outra face deste amor. O culto não pode ser um conjunto de ritos desligados da vida, mas expressão dela voltada para Deus, vivida ao ritmo da aliança, junto às suas propostas.

Na segunda leitura (Rm 4,18-25), São Paulo apresenta aos cristãos de Roma o que é essencial e tem o poder de unir todos os crentes: a fé. É que havia uma crise entre eles que poderia levá-los a uma divisão. A figura de Abraão, neste caso, é modelo a ser seguido tanto por judeus, quanto por pagãos: aquilo que fez nosso pai na fé e tornou-o um modelo para todos não foram suas obras, mas a sua adesão total, incondicional e plena a Deus e aos seus projetos.
O apóstolo quer deixar claro, com argumentação tirada da própria Escritura, que Abraão tornou-se uma referência fundamental para todos os crentes por ter sido o homem da fé, sabido acolher o dom de Deus e responder-lhe com a entrega incondici- onal, obediência radical e confiança ilimitada.

O Evangelho (Mt 9,9-13) apresenta-nos uma catequese sobre a resposta que devemos dar a Deus que chama todos os homens, sem exceção. O exemplo de São Mateus sugere que o decisivo, do ponto de vista de Deus, é a resposta pronta ao seu convite para integrar a comunidade do “Reino”. Na resposta de São Mateus vemos a coragem e fé de Abraão e a sabedoria no seguimento que Oséias apresenta. Se procedermos retamente, garante-nos o salmista, o Senhor nos mostrará a salvação que vem Deus.
Deus abençoe a todos! Paz e Bênção.

Pe.Rafael, SVD