5° Domingo da Quaresma

Texto: João 11, 1–45 sobre A Ressurreição de Lázaro

       A Palavra de Deus é a fonte da vida eterna para nós que afirmamos e professamos que Deus é o Senhor da História, conforme afirmação no Evangelho de São João: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 5). Viemos ao mundo para ter a vida e tê-la em abundância e acreditamos que com a morte e a ressurreição teremos a vida eterna. Como é que essa vida eterna podemos explicar?

       Estamos começando a percorrer o quinto domingo da Quaresma. O tema e a reflexão deste domingo é sobre a morte e ress

urreição de Lázaro. A ressurreição de Lázaro segundo o Evangelho de João é o sétimo sinal que Jesus realizou. Notando que o primeiro foi realizado nas Bodas de Caná, onde a água se transforma em vinho, e o último é que acabamos de ouvir. Agora, o que é que o Evangelho quer nos deixar como mensagem para que possamos continuar a aprofundar a nossa espiritualidade e depois para nos direcionar ou potencializar essa direção rumo a Jesus?

       Sabemos que Deus é a VIDA e quer nos dar essa VIDA. É Deus dos vivos e não dos mortos. Portanto, Jesus também assumiu a condição humana e viveu nessa em todas as dimensões. Hoje nós vimos uma faceta muito humana nEle quando ele Jesus chorou por Lázaro (Jo 11,35). O choro mostra esse aspeto e o sentimento que propriamente humano. Jesus poderia impedir a morte do seu amigo, mas ele não fez isso porque sabe que a condição humana é para passar por essa situação da morte. Passamos pela morte, mas a morte não nos domina para permanecer nela porque Jesus nos leva à VIDA eterna. Jesus chamou o Lázaro sair ao encontro com ele; que é a VIDA ETERNA. A morte que é simbolizado no cemitério nunca vai prender Lázaro para eternidade porque Jesus está aí para tirá-lo e o leva com Ele. Isso é VIDA ETERNA. Viver com Jesus numa situação que não a morte pode nos dominar.

Peçamos ao Senhor que neste tempo propício da Quaresma nos deixemos transformar interiormente e nos purifiquemos de todos os pecados que nos tiram da alegria, do entusiasmo e do fervor missionário. Que Ele transforme a nossa vida artificial em uma vida abundante de amor e felicidade. E principalmente, possamos colocar a vida onde existe a cultura da morte. Que como cristãos não nos deixemos invadir pela indiferença, mas sejamos cristãos que carregam e espalham a vida.

AMÉM.

Ir. Ariel Sosa, SVD