REFLEXÃO DOMINICAL: XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 2023

Queridos irmãos-irmãs…

A igreja celebra neste domingo, dois dos seus santos mais importantes da Igreja: São Pedro e São Paulo. Um foi o primeiro homem a ser chamado por Jesus para o discipulado, o outro é considerado o maior responsável pela expansão do cristianismo, escritor de várias epístolas do Novo Testamento.

Simão Pedro foi um típico homem do campo, uma pessoa simples, direta e também impulsiva. Entre suas características mais marcantes estão a sua capacidade de aprender, de se lançar e a sua enorme sinceridade, humildade e transparência. Pedro era um ser-humano com todas as dimensões, mas tinha fé em Cristo Jesus.

São Paulo, de perseguidor, tornou-se o maior missionário no anúncio de Jesus ressuscitado. Uma grande estratégia de Paulo foi a evangelização face a face com o povo de Deus. Ele sabia a importância de levar ao coração das pessoas o entendimento da obra que Jesus fez em nosso favor.

Como Pedro e Paulo, colunas da igreja, inspiram os cristãos leigos e leigas no serviço de evangelização?

Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus. Todos os cristãos são chamados a propagar o Reino de Cristo por toda a terra.

Os leigos e leigas, pelo batismo, receberam de Deus uma missão: de ser discípulos missionários de Jesus Cristo. Portanto, devem acolher essa missão de cooperar na construção do Reino de Deus e fazer chegar a salvação a todas as pessoas. Que possam se espelhar no exemplo de vida desses santos, renunciar a si mesmo com coragem e disposição e pregar o evangelho até os confins da terra.
Assim seja. AMÉM.

PE. ADRIANO REHADED, SVD